Martin Heidegger foi um filósofo, escritor e professor alemão. No período pós-guerra, Heiddegger questiona: “Para que poetas em tempos de penúria?”. A resposta veio de vários lugares, em vários tempos e de diversas formas. Escolhemos aqui, num esforço feito pelo Nobel de Literatura Octávio Paz de busca por uma definição sobre poesia, pistas para a resposta ao questionamento acima:
“ A poesia é conhecimento, salvação, poder, abandono. Operação capaz de mudar o mundo, a atividade poética é revolucionária por natureza. A poesia revela este mundo; cria outro.”
E é em momentos em que desejamos novas configurações para antigas relações com o outro e com o mundo, quando sentimos nossas certezas sendo colocadas em xeque,que a poesia nos salva, nos ajuda a criar novas possibilidades, a reinventar!
Segue hoje uma seleção de poemas, feita pela Andrea Zica (professora de Literatura da Casa Viva), por retratarem homens revelando seus mundos em tempos sombrios, entrincheirados em suas experiências.
http://prod.institutocasaviva.com.br/wp-content/uploads/2020/09/tecendo-a-manha.mp4http://prod.institutocasaviva.com.br/wp-content/uploads/2020/09/paz-sem-voz.mp4